sábado, 18 de outubro de 2014

[CULINÁRIA] Karintô

 summit_motivationalposter_cooking

E aí amigos sonhadores, esperam que estejam todos bem, apesar da vida ser difícil e tudo mais, nós sabemos que devemos ser fortes! E o calor? Como tá aí onde você mora? Difícil esse tempo de calor né? Porque eu realmente prefiro o frio, porém essa época também é muito boa, a gente pode “curtir” e fazer muitas coisas legais.

Hoje eu venho falar sobre uma comida que é ótima para comer em todos os tempos e estações, é uma culinária japonesa, fácil, gostosa e que pode acompanhar refeição ou comer de petisco, ou sobremesa. Eu conehci o karinto em meu curso de alimentos e em nosso TCC a minha dupla que era composta por minha amiga japonesa, ela deu a idéia do karinto, e eu pude pesquisar mais sobre esse doce que é realmente muito gostoso.

karinto 

Karinto é um tradicional lanche japonês. Doce e frito, é feito basicamente de farinha, fermento e açúcar mascavo. Tem um marrom profundo, e toma a forma de uma "mordida de tamanho grande" ou pequeno cilindro.Embora karinto tradicional é revestido com açúcar mascavo, recentemente outras variações aparecer no mercado, tais como açúcar branco, gergelim sementes, ou amendoins. Ao cozinhar você pode usar sua criatividade.

As raízes da Karinto são controversas entre a China em torno Período Nara para Kyoto aristocratas ou de Portugal , em período posterior, mas em ambos os casos, está disponível a partir de comerciantes de rua, pelo menos desde o Tenpo era, aproximadamente 1830-1841.

karinto-finger
(tem como fazer vários formatos)

> 350g de farinha de trigo
> 1 ovo
> 3 colheres (sopa) cheias de açúcar
> 4 a 5 colheres (sopa) de água
> 1 colher (sopa) de gengibre ralado
> 2 colheres (sopa) de gergelim torrado [opcional]
> Óleo para fritar

Calda de gengibre:
> 15 colheres de açúcar
> 6 colheres (sopa) de gengibre ralado

Preparando:
Misture todos os ingredientes secos numa tigela e coloque a água aos poucos até dar liga (massa consistente). Abra a massa com um rolo bem fininha, e corte-a como desejar. Frite a massa cortada no óleo quente e retire-a. Deixe sobre papel absorvente (papel toalha) para absorver a gordura. Para a calda, rale o gengibre e coloque junto com o açúcar em uma panela. Mexa em fogo baixo, até engrossar. Coloque o karinto em uma bacia, despeje a calda por cima, salpique o gergelim torrado em cima e pronto.

6 comentários:

Hinata Chan disse...

Yooo beleza!?
Pois é calor.......CADÊ O CALOR!? Moro no Rio Grande do Sul e ontem fez um pouquinho de frio Ç.Ç, sem contar que aqui chova há dias =/, mas hoje já está mais quente, porém chuvoso -_-'''
Enfim, precisamos trocar então, porque eu adoro calor *-------*
Bom sobre o Karinto, essa é a primeira vez que ouço sobre ele, parece ser bom, mas acho que me daria melhor com uma calda de chocolate *-* porém acredito que se colocar chocolate deixa de ser Karinto e vira sabe-se-lá-oque '-'. Aliás agora que você falou em TCC, você faz faculdade de culinária/nutrição (algo do gênero)!?
Adorei o post >///////<
Se mais adiante trouxer alguma outra comida japonesa, coloque uma em que vá MUITO chocolate *U*
Kiss

CELLI ✿ ´´ disse...

Hinaaaa, RIO GRANDE DO SUL *0* Então vem pra cá e você vai amar, pois é as coisas estão meio invertidas sim, mas sei lá nem eu prefiro esse tempo que fica meio a meio, nem muito frio, nem quente, tipo sol e chuva. Haha com certeza colocarei alguma receita com chocolate, também amo chocolate, os japoneses também parecem gostar muito, vou procurar, provavelmente acharei algo. Não faço, não fui pra essa área na faculdade, mas é uma área beem legal!

Nanda-chan disse...

Olá Celli >3<

WOOOOOW saudades verão SUHSU '
Aqui no Rio Grande do Sul , só agora em outubro mesmo que começou a dar uma esquentadinha '-'~~tá meio estranho esse ano porque houve pouquinho frio e pouquinho calor ao mesmo tempo :v

Karinto é algo novo pra mim o.o , eu vivo lendo coisas do Japão , mas nunca me deparei com esse doce . *¬* Tem cara de ser bom e os ingredientes não são difíceis de achar , o que é ótimo pra mim já que moro em cidade pequena onde não existe temperos japoneses ç-ç

Bye bye xD

CELLI ✿ ´´ disse...

Sabe Nanda também tava com saudades do verão porque vivi escultando aquela música da Girls Day - Summer Party e também o MV delas Darling e tem um clima tão de verão que queria o verão logo, mas aí depois você começa a reclamar porque tá calor demais e tals vai entender... Mas ontem choveu aqui e ventou bastante então as coisas vieram dar uma melhorada, tava precisando. Falou algo certíssimo, aqui também é super difícil encontrar especiarias japonesas, então sempre que encontro uma receita fácil, vou tentar fazer :D

Ester Alves disse...

Hi, Celli õ/
Ah, eu vou bem, basicamente, da escola para casa e de casa para o computador qq E tu, como vai? Ah, e o tempo aqui em RS está muito doido, um dia faz calor (como hoje) e no outro parece que nunca mais vai parar de cair água x)

Nossa, eu confesso que não conhecia esse doce não. Se bem que não sou muito próxima da cultura japonesa, meus conhecimentos se limitam a animes, mangás e música qq Achei muito legal e simples de se fazer, ainda mais agora, com a chegada do verão. Acho que até eu poderia me arriscar na cozinha com essa receita hihi

Teeh | w-hatever.blogspot.com

CELLI ✿ ´´ disse...

Poxa, a tua vida parece até a minha, só que tirando a escola... Eu moro no interior de Sorocaba e o tempo aqui também é assim :c É bem simples né? Exceto que tenho medo de fritura... mas... estarei superando esse medo rapidamente xD Se arriscar é viver!